sábado, 19 de maio de 2007

Estrela Gigante Azul

Compare o tamanho da Estrela Gigante Azul LBV 1806-20 que possui uma massa 150 vezes mais massa do que o nosso Sol e encontra-se a 45 mil anos-luz da Terra.
Essa estrela é cerca de 5 à 40 milhões de vezes mais luminosa do que o sol e se encontra a 45000 anos-luz da Terra.
Em idade e comparada com o nosso Sol, ela é um bebe tem apenas 2 milhões de anos, enquanto que o nosso Sol tem cerca de 5 bilhões de anos.



Fonte : http://www.napa.ufl.edu/2004news/bigbrightstar.htm

segunda-feira, 14 de maio de 2007

Estrelas SuperGigantes

As três maiores estrelas já observadas

Um grupo de astrônomos descobriu três estrelas gigantes na Via Láctea que são as maiores já observadas, com diâmetro superior a 1,6 bilhão de quilômetros. O anúncio foi feito por meio de um comunicado divulgado na abertura da convenção da Associação Americana de Astronomia.
As chamadas "gigantes vermelhas", detectadas entre 74 estrelas que foram estudadas, estão próximas do final de seu ciclo: são muito frias, luminosas e grandes, explicou Philip Massey, do telescópio de Lowell, em Flagstaff, Arizona, EUA, um dos astrônomos que participou da pesquisa.

As três estrelas, que têm um raio 1,5 mil vezes maior que o do Sol, são KW Sagitarii (a 9,8 mil anos luz de distância), V354 Cephei (a 9 mil anos luz) e KY Cygni (5,2 mil anos luz).

A título de comparação, a estrela vermelha supergigante Betelgeuse, na constelação de Orion, tem um raio 650 vezes maior que o do sol.

"Apesar de serem enormes, sua massa não é importante", disse Emily Levesque, do MIT (Massachusetts Institute of Technoly) de Boston, outro dos astrônomos participantes do projeto. "Tem apenas 25 vezes a massa do Sol, enquanto as estrelas gigantes com mais massa podem equivaler a 150 vezes o sol", explicou.

A maior estrela conhecida até agora era Mu Cephei (também conhecida como estrela de Garnet), que passou a ser a quarta maior.